Você conhece a lenda (itan) que explica porque Iemanjá dona das cabeças? É surpreendente, veja abaixo em detalhes.
A DISTRIBUIÇÃO DOS PODERES DOS ORIXÁS
A itan diz que quando Olodumaré criou o mundo e os orixás, ele repartiu os poderes entre eles, dando a cada um deles um reino e um dom para que tomassem conta. Veja como foi feita a divisão:
Exu
ganhou a posse das encruzilhadas e o poder de comunicação
Ogum
ganhou o domínio de todos os caminhos e o poder de forjar os utensílios para o cultivo da agricultura.
Oxóssi
ganhou o poder sobre a fortuna e a caça
Obaluauê
ganhou o poder de controlar as doenças e a saúde
Oxumaré
ganhou o poder de arco-íris, comandando a chuva e o brotar da terra.
Xangô
ganhou o poder sobre os trovões e o poder da Justiça.
Oxum
ganhou o poder das riquezas materiais da terra, é a divindade da beleza e da fertilidade, bem como reina absoluta sobre os sentimentos de amor e ódio.
Oyá
ganhou o poder sobre os raios e de reinar sobre os mortos
Ewá
ganhou o poder sobre os cemitérios e de controlar a ascensão dos mortos para o Orum.
Nanã
por ser a mais velha, recebeu a dádiva da sabedoria, além de ser o final de todos os mortais na profundeza da terra.
Pouco a pouco, todos os poderes e reinos foram sendo distribuídos. A Oxalá caberia a função de modelar os mortais a partir da lama, pois o mundo já estava criado. A Iemanjá sobrou a missão dos cuidados domésticos, como a criação dos filhos e dos afazeres da casa.
IEMANJÁ NÃO SE CONFORMAVA
Iemanjá não se conformou com o fato de ter sido a menos favorecida. Enquanto todos recebiam oferendas e gozavam de poderes, ela vivia como uma escrava, limpando e cuidando da casa e dos filhos de Oxalá.
Ela reclamou tanto na cabeça de Oxalá, mas tanto, que ele enlouqueceu. O ori (cabeça) de Oxalá não suportou as reclamações de Iemanjá e surtou, ficou doente, perdeu seus poderes.
Ao perceber o mal que fizera, Iemanjá arrependeu-se e, em poucos dias, curou Oxalá. Ela livrou Oxalá da demência, curou-lhe a cabeça.
OXALÁ INTERCEDEU POR IEMANJÁ
Diante da sua recuperação e do sincero arrependimento de Iemanjá, Oxalá intercedeu por ela e pediu a Olodumarê que deixasse que o poder de Iemanjá fosse cuidar de todas as cabeças. A partir de então, em todos os Boris (rituais propiciatórios à cabeça), Iemanjá é homenageada como a dona de todas as cabeças.
autor: Desconhecido
0 Comentários