Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

O caminho até o ronkó interesse de muitos abians que vão se tornar yawôs



No texto de hoje iremos abordar um tema muito questionado e pouco abordado, mas que é do interesse de muitos abiãs que vão se tornar yaôs:

 "como se organizar e o que fazer para que tudo ocorra como o planejado para a sua obrigação."

Compartilharei por aqui todos os passos que eu dei durante meu processo iniciático e que pode ser de grande ajuda para aqueles que ficam angustiadas sem saber por onde começar.
 Lembrando sempre que o texto a seguir é baseado totalmente nas minhas experiências e eu, recomendo a cima de tudo, que vocês conversem com seus devidos zeladores para que eles possam lhe prestar auxílio, tendo em vista de que cada caso é diferente do outro.
Com tudo explicado e esclarecido podemos então dar inicio as dicas para os futuros iniciados no candomblé.



1º passo: “Eu bolei, e agora?” ou “Meu orixá está pedindo feitura, e agora?”

Respira fundo e não surta, tenha em mente essa frase para que você não enlouqueça depois.
 Se você bolou ou o orixá está te pedindo a sua obrigação, não fique nervoso, seu orixá não quer o seu mal e nunca vai te pedir aquilo que você não possa dar.
Para começar, baseado no que você já conhece do candomblé e da feitura, responda a seguinte pergunta: “Eu quero me iniciar e me integrar na religião?”, caso a resposta seja não o texto se encerra aqui pelo simples motivo de você ainda não estar preparado, mas caso você tenha dito sim vamos pensar nos próximos passos.
Um conselho essencial e importante que eu posso dar nesse começo das dicas é de que você tenha certeza de que a casa onde você está é um lugar sério e de confiança. Pesquise suas raízes, seus ancestrais para que no futuro você evite qualquer problema ou decepção. A iniciação é para ser algo bom e que você vai guardar com carinho para o resto da vida e não um fardo que você tenha que carregar.

2º passo: Pegar a lista e se organizar financeiramente

Após descobrir que sua iniciação está prestes a acontecer, o próximo passo é receber de seu zelador a sua lista de obrigação e começar a se organizar a partir dela.
A sua lista é um item fundamental e importante, não a perca de jeito nenhum!
Antes de deitar na cama em posição fetal e chorar achando que tudo vai dar errado, lembre-se da dica valiosa que foi dada no 1º passo: respira fundo e não surta! A lista é grande mesmo, tem muitos itens, várias palavras esquisitas, mas é assim mesmo. Seus irmãos passaram por isso, seu zelador também e assim por diante. Fica calmo que vai dar tudo certo!
Para começar, faça uma cópia da lista original para que você possa passar entre seus irmãos e irmãs de santo. Pedir ajuda não é vergonhoso, tenha certeza de que eles ficarão muito felizes em contribuir com o novo filho que vai se iniciar. Estipule a data de entrega dos itens de até um mês antes da sua obrigação para que você possa resolver futuros imprevistos.
Feito isso, vamos a pior parte: a organização financeira. Sem dúvidas para quem trabalha é muito mais fácil levantar a quantia estipulada. Infelizmente a iniciação é muito cara, os valores dos ibás, favas e animais são muito altos e provavelmente você não vai gastar menos de R$5.000 na sua feitura. Caso a sua iniciação seja em caráter emergencial e você não tenha trabalho e nem de onde tirar essa quantia, não tenha vergonha de sentar e conversar com o seu zelador para que ele mobilize o barracão a te ajudar ou até mesmo para que você entre no ronkó com misericórdia. Mas se você puder e quiser, seja criativo em realizar trabalhos manuais, culinários e etc para ajudar a pagar a sua obrigação. Se você trabalha, comece a economizar em lanches, saídas e pegue todas as moedinhas que você receber de troco e junte em um potinho ou poupança que rapidamente você juntará o montante desejado. E se nada disso funcionar, a única sugestão que me falta dar é a de esperar mais algum tempo para que você possa se iniciar com calma e tranquilidade, seu orixá não te julgará por isso.

3º passo: Pesquisa de preço e primeiras compras

Seguidas as etapas a cima, vamos começar a pensar em como você pode economizar ao procurar e comparar os preços em diversos estabelecimentos.
Para quem vive no Rio de Janeiro como eu, os melhores lugares para as compras são o Mercadão de Madureira e a Feirinha da Pavuna, lá os preços costumam ser mais baixos devido a grande concorrência. Normalmente cada barracão tem sua loja preferida, recomendo que procurem saber com seus zeladores porque de repente vocês conseguem até descontos e parcelamentos especiais sem cartão de crédito.
E por onde começar as compras? O conselho que tenho para dar é que comecem pelas partes que não são perecíveis como os ibás, idés, búzios e etc. Favas, alimentos e ervas é melhor deixar para comprar na semana da sua obrigação para que tudo esteja o mais fresco possível e não estragar.
Recomendo também que ao ir comprando os itens da lista, você armazene todos eles na sua casa em um cantinho reservado para evitar que algo se perca ou até mesmo quebre. Outra dica importante: ajuda nunca é demais. Sempre que você for as compras conte com a companhia de alguém porque é tudo muito pesado e vai te dar muito trabalho na hora de voltar.

4º passo: Entre panos, tecidos e paramentas

Para alguns essa é a melhor hora, para outros é o tormento. Chegamos ao momento das compras do seu enxoval e o do seu orixá. Essa parte é muito particular de cada um porque envolve gosto pessoal e caminhos do orixá, mas mesmo assim existem algumas orientações universais e eu irei focar nelas.
Primeiro de tudo, se não estiver especificado na sua lista pergunte ao seu zelador quais as referências de cores e materiais que você pode seguir. Imagina se você chega ao barracão com um tecido de determinada cor que pode inquizilar seu orixá? Para não correr esse perigo, recorra a quem está responsável por você e pela sua obrigação.
Além das roupas da sua saída, você precisará também de roupas para usar dentro do ronkó. Procure tecidos brancos de oxford ou algodão que são os mais confortáveis e normalmente mais baratos também. Para o dia da sua saída você vai precisar de um conjunto todo branco, um estampado como o chitão e a roupa de gala que será a do seu orixá. Lembre-se sempre que o luxo não está na roupa e sim na presença daquele Deus renascendo em sua vida, então não se fazem necessárias roupas caríssimas e paramentas banhadas a ouro, a beleza está na simplicidade.


5º passo: Intolerância religiosa e cabelos raspados

Muitas pessoas ficam preocupadas com o retorno a vida cotidiana após a feitura. O preconceito bate em nossa porta todos os dias, entra na nossa casa sem consentimento e nos humilha de todas as formas possíveis.
 Numa sociedade aonde as pessoas se agridem por pura ignorância e falta de conhecimento, sair às ruas e voltar ao seu trabalho ou escola de kelê no pescoço, pano na cabeça e roupas brancas parece ser uma missão impossível, literalmente.
 Os desafios da feitura ultrapassam os portões do barracão e chegam até as ruas. A intolerância religiosa existe e as leis não nos favorecem, tendo esse sentimento de desamparo em mente precisamos bolar formas de nos proteger para que nada de ruim nos aconteça, mas mesmo assim não temos garantia de nada.
A você, futuro yawô, o que eu posso te aconselhar quanto a isso é para que você peça muita proteção ao seu orixá e se possível não saia desacompanhado na rua, sempre tenha por perto alguém que possa te auxiliar em um momento que você vai estar tão frágil.
Agora em relação às pessoas que tem medo de raspar a cabeça e ficarem feias, só tenho uma coisa a dizer: cabelo cresce! Sei que parece óbvio, mas é a maneira mais simples de você lidar com essa situação. Cabelo é mera vaidade e para que possamos nos iniciar é imprescindível deixar tudo isso para trás. 

6º passo: Checagem final e a iniciação 

Se você chegou até aqui e sobreviveu a todas as dúvidas, medos e vontades de chorar tenho que lhe dizer uma coisa: parabéns, você sobreviveu ao período pré-iniciático!
Agora lhe faltam poucas coisas para se preocupar, está na hora de fazer as compras dos alimentos, favas, ervas, animais e todos aqueles perecíveis que você deixou para o final. Não se esqueça de cobrar os irmãos que assinaram os itens da sua lista e cheque duas ou três vezes para ter a certeza de que tudo está comprado e organizado. Não se esqueça de reservar um dinheiro extra para possíveis emergências que podem ocorrer enquanto você estiver no ronkó e deixe alguém de sua confiança encarregado dos seus cartões, dinheiro e celular para que você não tenha nenhuma surpresa após a saída.
Como dica de lembrancinha, existem muitas opções baratinhas e que vale a pena lembrar que são: calendários de geladeira, bonecos de biscuit, fragrâncias, sabonetes e dentre outros.

Após essa longa organização você está preparado de fato para se iniciar e nascer para o orixá. Dentro do ronkó esqueça o mundo aqui fora, usufrua de cada minuto que você vai estar diretamente conectado ao seu orixá, curta a paz e o silêncio, desfrute do conhecimento que lhe será passado e aproveite para se livrar de todo sentimento ruim e negativo que você carrega. Encare a sua iniciação como um renascimento de fato e não só da boca pra fora. Viva o que o orixá prega. Porque depois de alguns anos, eu tenho certeza de que você vai sentir falta de estar no ronkó perto dos seus ancestrais e divindades.

  deixe sua experiência nos comentários .

Equipe @conectadosnoaxe sempre trazendo novos conteúdos para você.

www.conectadosnoaxe.blogspot.com

Postar um comentário

0 Comentários